domingo, agosto 26

Escândalo na ARS-Norte (4)

As nomeações da ARS Norte para Diretores Executivos dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) continuam a surpreender pela negativa, evidenciando o compadrio político ao invés da competência e do mérito como ainda recentemente defendeu o Sr. Primeiro-Ministro no discurso do Pontal. Dos doze novos Diretores nomeados, oito não têm qualquer experiência na área da saúde e nove não pertencem aos mapas de pessoal do SNS. O Decreto-Lei 28/2008 que regula os ACES refere como critérios preferenciais de designação: a) A competência demonstrada no exercício, durante pelo menos 3 anos, de funções de coordenação e gestão de equipa, e planemanento e organização, mormente na área da saúde; b) A formação em administração ou gestão, preferencialmente na área da saúde. A lei, não está a ser cumprida. O Sr. Ministro da Saúde descarta-se de responsabilidades, argumentando que as nomeações são da responsabilidade das ARS. Efectivamente poderiam ser se tais tivessem sido por ele delegadas como, aliás, permite a legislação. Mas o que se verificou neste processo foi que a ARSN propôs e o Sr. Ministro aceitou e assinou os respetivos despachos de nomeação. Como é possível o Sr. Ministro assinar despachos em que afirma nomear com base na competência técnica, aptidão, experiência profissional e formação adequada evidenciadas na respectiva sinopse curricular, quando quase todas revelam exactamente o contrário? A USF-AN lamenta que o critério preferencial tenha sido, não o que a lei determina, mas o clientelismo político. As atuais nomeações, ao preterirem as capacidades e experiência dos técnicos do SNS, humilham os seus profissionais que, há longos anos, têm vindo a construir um modelo de referência no quadro das nações desenvolvidas. Por outro lado o Ministério da Saúde admite criar mega-ACES, sem fundamentação que o justifique, desrespeitando estudos prévios, a lei em vigor e as recomendações do Grupo Técnico para o Desenvolvimento dos CSP. Este conjunto de ações poderá determinar um rude golpe na qualidade dos serviços e deteriorar as prestações assistenciais que nos últimos anos tanto têm melhorado com a implementação da reforma dos CSP. A USF-AN será, sempre, frontalmente contra as ilegalidades que se têm verificado e continuará a purgar pela implementação da autonomia gestionária dos ACES prevista no Decreto-Lei 28/2008 e pela transparência e fundamentação dos critérios de nomeação dos Diretores Executivos dos ACES. Continuaremos disponíveis para colaborar com qualquer governo, com qualquer ministro ou administração na base dum SNS que conjugue Proximidade, Qualidade e Sustentabilidade. Mas nunca pactuaremos com aquilo que hoje aqui vimos denunciar. 
Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF) link

Estas nomeações clientelares deitam por terra qualquer tentativa do ministro Paulo Macedo em fazer passar a imagem de combatente empenhado contra os interesses instalados e "justiceiro do sistema". Tudo tretas, como se comprova, do marketing do senhor ministro.

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger Tavisto said...

Consultando o site do Sindicato dos Médicos do Norte verifica-se que o escândalo das nomeações para director executivo dos ACES Norte vai em bom ritmo.

Pergunta-se: Dr. Paulo Macedo, não é possível demiti-lo?


ESCÂNDALO NA ARS DO NORTE – 8
ACES Aveiro Norte
Continuando a nossa tarefa de divulgação das nomeações dos novos DE dos ACES da região norte, este nosso oitavo comunicado diz respeito ao ACES Aveiro Norte.
Miguel Ângelo Carvalho Santos Portela
42 anos
Técnico Especialista de Análises Clínicas e Saúde Pública
Profissões exercidas:
Técnico especialista, área de análises clínicas e de saúde pública, da carreira de técnico de diagnóstico e terapêutica, do quadro de pessoal do Hospital de São Miguel — Oliveira de Azeméis.
Docente na Escola Superior de Saúde Jean Piaget, utilizando, na súmula curricular publicada em DR, a designação de “professor regente” para 3 cadeiras.
Experiência exigida (alinea a) do ponto 2 do Art.º 19 do DL 28/2008 de 22 de Fevereiro): NÃO POSSUI
Formação exigida (alinea b) do ponto 2 do Art.º 19 do DL 28/2008 de 22 de Fevereiro): POSSUI
Actividade na área da saúde: POSSUI (embora não apresente actividade desenvolvida na área dos Cuidados de Saúde Primários)
Súmula curricular que acompanha o Despacho de Nomeação:
http://dre.pt/pdf2sdip/2012/08/153000000/2782327824.pdf
Acrescentamos:
Não vem mencionado, certamente pelo facto de não ter qualquer influência na nomeação, mas nós acrescentamos:
Presidente da Concelhia do CDS-PP de Oliveira de Azemeis

ESCÂNDALO NA ARS DO NORTE – 9
NOMEADOS SEM QUALIFICAÇÕES
ACES VALE DO SOUSA SUL
Continuando a nossa tarefa de divulgação das nomeações dos novos DE dos ACES da região norte, este nosso nono comunicado diz respeito ao ACES Vale do Sousa Sul.
Sandra Marina Duque Rita
36 anos.
Licenciada em Direito (2003, Universidade do Minho). Pós -graduada em Direito das Autarquias Locais e Contratação (Universidade do Minho -2010).
Profissões exercidas:
• Varzim Lazer, E. M. (Empresa Municipal — Póvoa de Varzim). Assessoria administrativa /Acompanhamento auditoria (2003 – 2005);
• Gabinete Jurídico; Município da Póvoa de Varzim (2006 – 2011).

Experiência exigida (alinea a) do ponto 2 do Art.º 19 do DL 298/2007 de 22 de Agosto): NÃO POSSUI
Formação exigida (alinea b) do ponto 2 do Art.º 19 do DL 298/2007 de 22 de Agosto): NÃO POSSUI
Actividade na área da saúde: NÃO POSSUI
Súmula curricular que acompanha o Despacho de Nomeação:
http://dre.pt/pdf2sdip/2012/08/153000000/2782427825.pdf
Interesses: Questões Jurídico Forenses; Política Nacional e comunitária.
Acrescentamos:
Não vem mencionado, certamente pelo facto de não ter qualquer influência na nomeação, mas nós acrescentamos:
Coordena o Secretariado Feminino do PSD da Póvoa de Varzim.

Nota: Existem abundantes citações na blogosfera relativas às suas actividades partidárias / autárquicas. Nem sempre pelas melhores razões.

9:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home