domingo, julho 17

APAH, reúne com o ministro da saúde

No passado dia 8 de Julho a Direção da APAH foi recebida pelo Senhor Ministro da Saúde. 
A Direção da APAH foi representada pelo Alexandre Lourenço (Presidente), Victor Herdeiro (Vice-Presidente) e Fátima Nogueira (Vogal). O Senhor Ministro da Saúde foi acompanhado na reunião pelo Dr. Jorge Poole da Costa (Chefe de Gabinete do Senhor SES).
Damos a seguinte nota sobre os desenvolvimentos da reunião:
O Senhor Ministro desejou votos de sucesso aos recém eleitos corpos sociais da APAH e afirmou ter enorme consideração pelos Administradores Hospitalares.
O Senhor Ministro apresentou um conjunto de iniciativas legislativas, de vária ordem, mostrando interesse em consultar a APAH para esta se pronunciar na fase prévia à sua aprovação. Deu igualmente um importante ênfase ao compromisso de despartidarização da gestão hospitalar. 
A APAH apresentou o seu programa para o mandato e sublinhou o papel dos administradores hospitalares no contexto do SNS, nomeadamente nas direções intermédias e de topo dos hospitais, dos cuidados de saúde primários e organismos do Ministério da Saúde.
O Senhor Ministro colocou a questão da discussão da carreira de administração hospitalar ao nível das restantes carreiras da Administração Pública, acontecendo esta discussão em 2017. No entanto, adiantou que o processo poderá passar por um curso de especialização ministrado também por outras entidades, além da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), à semelhança do ocorrido o curso de especialização em saúde pública.
O Senhor Ministro comprometeu-se a consultar a APAH com vista a desenvolver os mecanismos legais que promovam a abertura de concursos públicos para lugares de gestão intermédia nas entidades sob tutela do Ministério da Saúde. Igualmente, solicitou colaboração da APAH na definição de critérios/requisitos para as posições de gestor público e direção superior dos organismos tutelados pelo Ministério da Saúde.
A APAH afirmou defender a revitalização da carreira de Administração Hospitalar, nomeadamente a necessidade assegurar a valorização da experiência profissional, formação contínua e avaliação inter-pares. Não concedendo sobre a carreira de administração hospitalar e papel da ENSP, demonstrou abertura a colaborar na definição destes critérios/requisitos. A APAH deu ainda nota que irá apresentar proposta de revisão da carreira de administração hospitalar antes do final do ano.
O Senhor Ministro demonstrou abertura para discutir cursos de formação contínua da gestão intermédia e de topo.
A APAH demonstrou total colaboração neste objetivo.
O Senhor Ministro da Saúde indicou o Dr. Jorge Poole da Costa (Chefe de Gabinete do Senhor SES) como interlocutor do Ministério da Saúde.
Dados os referidos desenvolvimentos, como é sua obrigação, a Direção da APAH disponibiliza-se para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais e receber contributos dos associados.
Juntos pela Administração Hospitalar,  
Alexandre Lourenço

Etiquetas: