sábado, julho 30

Não são a mesma coisa

Os Hospitais PPP, são unidades da rede pública. Mas não são a mesma coisa. 
Os Hospitais PPP, são, inevitavelmente, norteados por uma cultura de valores de gestão determinada pelo grupo accionista, cujo interesse é, naturalmente, retirar dinheiro do negócio em que investiu. 
Esta cultura casa mal com a governação dos HH Públicos cujo objectivo é reduzir o sofrimento humano e não a produção de cuidados de saúde para clientes. 
Esta cultura influencia em toda a linha, a gestão de qualidade dos hospitais PPP. 
A grande mobilidade de pessoal, sobretudo enfermagem e assistentes operacionais, que se regista actualmente nos nossos hospitais, constitui uma forte condicionante da prestação de cuidados de qualidade. Este fenómeno parece ter maior incidência nos HH PPP. 
Quanto à governação muito se tem falado e escrito sobre a liderança “power point”. As unidades PPP, tal como os hospitais públicos EPE, carecem de “gestores com formação específica que conheçam a globalidade da operação e que promovam uma rede colaborativa de prestadores que assegure cuidados de saúde centrados nas necessidades do cidadão”. 
Outro traço distintivo é o tipo de relacionamento com as autarquias da região onde se inserem que desenvolvem no estritamente necessário. Quem marca o verdadeiro ritmo, o pulsar das unidades PPP não são as ARS, DGS, ACSS, ACES, mas as sedes accionistas. 
Comprovado que não fazem melhor, link decorre o processo com vista à comprovação de que não fazem mais barato. Fazemos votos que neste deve/haver sejam contabilizados os benefícios dos grupos resultantes da detenção/gestão dos hospitais públicos  PPP. 
As marcas que gerem os nossos hospitais PPP 
JMS, a sua visão é ser líder na prestação de cuidados de saúde de qualidade distintiva suportada numa rede integrada de unidades de elevada performance, tanto no setor privado como no setor público, e apresentando opções de crescimento em mercados internacionais selecionados. link 
Luz Saúde: Com a Fidelidade nasceu a marca Luz Saúde. Uma marca que dá continuidade ao maior projecto de Saúde Privada em Portugal. A nossa luz é brilhante , entusiasta, dedicada e inovadora. A nossa marca projecta tecnologia, talento e Medicina de excelência. Com o novo acionista avançamos para o futuro à velocidade da luz. link 
Lusíadas é uma marca com hospitais e clínicas de norte a sul do país. O seu principal foco é cuidar dos seus clientes. Por isso, esta marca foi construída para estar mais perto das pessoas que lhe confiam a sua saúde: ou seja, para estar mais perto de Portugal e dos portugueses. link 
Como refere Constantino Sakellarides: “não há nada que seja defensável para a manutenção das PPP. Não se percebe como empresas do outro lado do mundo (China, Brasil ou EUA), cujo interesse é retirar dinheiro, têm maior sensibilidade do que o Estado para defender o SNS”. 
Chegou a hora dos que fazem juras de fidelidade ao SNS decidirem em sua defesa
Clara Gomes

Etiquetas: ,