segunda-feira, agosto 8

Prof. Coriolano Ferreira

“(…) todos desejam administrar hospitais e todos se consideram capazes de o fazer. Acontece, no entanto, que os hospitais são entidades extremamente complexas, das mais complexas dos tempos de hoje, pelo que o amadorismo, qualquer que seja o seu fundamento, faz correr riscos graves, de grande montante económico e de incalculáveis afrontamentos humanos."
Prof. Coriolano Ferreira No centenário do nascimento de um pioneiro e de um líder, a quem a nossa saúde pública muito deve: Coriolano Ferreira (1916‐1996) link 
Aqui, nas palavras de Luís Graça, Coriolano Ferreira "Foi verdadeiramente o primeiro administrador hospitalar ou o primeiro titular de um cargo de administrador num hospital central (em 1950, nos Hospitais da Universidade de Coimbra), (...) , foi a «alma mater» do curso de administração hospitalar, cuja primeira edição remonta a 1970, ao tempo da Escola Nacional de Saúde Pública e de Medicina Tropical (1967‐1972), e que ao fim de quase meio século já formou largas centenas de administradores hospitalares, uma profissão reconhecida desde 1968 e que tem uma associação, a Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH) e uma revista, «Gestão Hospitalar». É com imenso orgulho que este ano todos celebramos o centenário do nascimento do Prof. Corialano Ferreira. Administração Hospitalar, uma história que se confunde com a história dos Hospitais Portugueses e do Serviço Nacional de Saúde. 
Alexandre Lourenço, presidente da APAH.

Etiquetas: