domingo, dezembro 11

SNS, mais más notícias

Os hospitais estão a dever aos enfermeiros mais de 539 mil horas extraordinárias, correspondente a mais de 67 mil dias de folgas (tendo em conta turnos diários de oito horas), situação que se tem agravado com a não contratação de profissionais em número suficiente, apontam o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e a Ordem. E este levantamento feito pelo sindicato só tem dados de 27 instituições, faltando ainda outras 18. O Ministério da Saúde afirma que tem procurado minimizar a carência "autorizando a generalidade dos pedidos de contratação". Já o presidente da Associação dos Administradores Hospitalares (APAH) diz que com as limitações financeiras as contratações poderão demorar mais que o desejável. 
DN 10.12.16 link 
Não se vislumbra qualquer luz que indique o fundo do túnel no SNS. As dívidas aos enfermeiros, aos laboratórios são indícios de um deficit não assumido que degrada a gestão dos Hospitais. Sabe-se que as empresas, quando lhes pagam tarde fazem reflectir nos preços o valor do dinheiro que têm a haver. Enquanto isto, continuam a tomar-se decisões que implicam aumento da despesa que significam mais dívida pública (construção de mais hospitais,aceleração do processo de aprovação de novos medicamentos distribuição de medicamentos para os doentes com HIV nas Farmácias, idem com material de ostomia,apenas para resolver a situação económica das Farmácias). 
 Tudo isto anuncia tempos ainda piores e quem vai sofrer mais tarde ou mais cedo é cidadão comum, a qualidade dos serviços e os profissionais. Haveria que fazer um 'time out', assumir a situação tal e qual perante os Portugueses e iniciar um novo ciclo de gestão no SNS com verdade económica total e competência.
Jorge Varanda in Facebook

Etiquetas: ,