sábado, janeiro 7

Esta política não serve

O Ministério da Saúde e a Associação Nacional de Laboratórios assinaram um protocolo com o objectivo de melhorar a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde. 
O acordo abrange não só a contenção da despesa (que já foi de 174 milhões de euros em 2015) mas também a revisão do enquadramento técnico dos laboratórios convencionados, a desmaterialização dos resultados analíticos e a colaboração destas entidades na vigilância e controlo epidemiológico. 
Em nota, o Ministério da Saúde referiu que «o sector convencionado das Análises Clínicas desempenha um papel complementar ao do Serviço Nacional de Saúde na prestação de cuidados de saúde aos portugueses» e acrescentou que «a convergência de esforços entre o Estado e os agentes económicos permanece como um dos garantes do controlo da despesa pública». 
Esta convergência permite a «manutenção da acessibilidade às melhores práticas de diagnóstico e terapêutica no Serviço Nacional de Saúde, bem como de prestação, tendencialmente gratuita, de cuidados de saúde aos cidadãos». 
«O presente acordo assinado com a Associação Nacional de Laboratórios poderá abranger outras entidades não associadas, estando em curso a discussão de protocolos semelhantes com associações representativas de outras áreas de diagnóstico e terapêutica», lê-se ainda. link 
2016-12-23 
 Se não fosse grave, era caso para uma boa gargalhada. 
O governo fez um acordo com a Associação Nacional de Laboratórios, afirmando que “tem em vista a melhoria da sustentabilidade do SNS”. Melhoria da sustentabilidade? Se o caso não fosse grave, merecia uma boa gargalhada...
 Em 2015, o SNS pagou aos privados das análises clínicas cerca de 175 milhões de euros. Com melhor organização – e vontade política - todas estas análises podem ser feitas no SNS e isso, sim, seria promover a sustentabilidade do SNS. Na ocasião, o governo anunciou a vontade de estabelecer “protocolos semelhantes com associações representativas de outras áreas de diagnóstico e terapêutica”. Esta política do ministério da saúde não melhora o SNS nem garante a sua sustentabilidade, faz precisamente o contrário: enfraquece o SNS e prejudica as suas contas. 
João semedo in facebook

Etiquetas: