sábado, março 18

Ministro em maus lençóis!

O Fórum Médico em comunicado fez um aviso solene ao Governo (10.03.17) link:
1 – Defender um SNS de qualidade que respeite os preceitos Constitucionais, com o orçamento público adequado.
2 – Congratular-se com a união e convergência de todas as organizações médicas e de todos os médicos na defesa dos doentes e da qualidade da medicina.
3 – Estimular as organizações médicas para que, no âmbito das suas competências legais, apresentem um programa de negociações, dotado de um curto calendário negocial e onde todos os problemas que afectam a medicina e os médicos sejam objecto de análise e resolução.
4 – Tal programa global de negociações deve contemplar aspectos fundamentais vertidos nos cadernos negociais dos sindicatos médicos já reiteradamente entregues ao Ministério.
5 – A questão da reposição do valor remuneratório do trabalho suplementar a que os médicos são obrigados, não sendo matéria isolada é de imperiosa resolução a muito curto prazo.
6 – Caso as negociações não se traduzam a curto prazo em resultados inequivocamente positivos, as organizações sindicais médicas estão preparadas para desencadearem os adequados mecanismos legais de convocação de uma greve nacional dos médicos.
7 – O Fórum Médico decide ainda constituir-se em estrutura informal dotada de um regular funcionamento e como um espaço privilegiado de diálogo, articulação e convergência entre as várias organizações médicas. 
Lesto o ministro, em reunião realizada em 14.03.17, decidiu recuar e repor, para já, a partir de abril, 25% do valor das horas extraordinárias a todos os profissionais de saúde, sem exceção. A reposição total (100%) deverá ocorrer até ao final de 2017. link 
Apesar desta cedência os médicos deram mais um mês ao ministro para resolver os problemas pendentes das carreiras e concursos médicos. Por sua vez, os enfermeiros anunciaram uma greve geral para 30 e 31 de Março. link 
A fragilidade do ministro parece evidente. Há muito perdida quase por inteiro a iniciativa. De cedência em cedência onde isto irá parar! Será que o amigo MRS, parceiro do pacto para a saúde, estará disposto, desta vez, a dar mais uma ajudinha?
Foto: Expresso
Clara Gomes

1 Comments:

Blogger admihospitalar1 said...

Quem se está a servir da APAH?

Haja decoro!

Artigo 22º

1.Os administradores hospitalares com vinculo de contrato de trabalho por tempo indeterminado com a categoria de administrador hospitalar e que reunam as condições constantes no artigo 4º, transitam, no hospital ou outros estabelecimentos e serviços do Serviço Nacional de Saude em que se encontrem contratados, para a categoria de administrador hospitalar e de serviços de saúde de 3ª classe da carreira especial de administrador hospitalar e de serviços de saude, nos termos do numeros seguinte.
2. (...)´
3.Os administradores hospitalares a que se referem os numeros anteriores, cuja remuneração seja superior ao estabelecido no artigo 17º, mantêm o seu estatuto remuneratório previsto no clausulado contratual até que aquele seja ultrapassado pela posição remuneratoria da promoção por procedimento concursal (...).

(Projecto de Diploma para a regulamentação da carreira de administração hospitalar)

6:17 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home