domingo, março 26

O dr Fragateiro e a peste verde

Diz o dr. Regateiro, alto responsável da Reforma Hospitalar link, que um gesto tão simples como dar ao doente o número do telemóvel de quem lhe está a gerir a doença iria resolver a peste verde, tipo Linha Saúde 24 peripatética, não sei se as minhas amigas e os meus amigos estão a par do que é, a doença que ataca à volta de 50% das urgências.
 Horário de trabalho, o que é isso? Simplificando, é a cor daquelas pulseiras que dão aos doentes quando se dirigem aos serviços de urgência hospitalar e alguém decide - não, não é urgente, tome lá uma pulseira que lhe vai dar umas sete horas para ficar sentado a pensar que da próxima vez não se deve dirigir aqui. Este é o ponto de vista de quem decide da entrega do adereço. E o ponto de vista de quem, mesmo não sendo do clube, tem de gramar com uma verdinha? 
Bem, para esse ponto de vista, diz o dr. Regateiro, há o telemóvel e as maravilhas que ele pode fazer. Por exemplo: - oh senhor Manel, pela sua saúde não vá às urgências porque o senhor ministro fixou uma meta e não podemos contrariá-lo senão fica fulo e lá temos de levar com mais uma conferência de imprensa. Digam-me, porque posso estar a ver mal, é mesma esta a solução para essa calamidade que dá pelo nome de obstáculos organizacionais no acesso nos centros de saúde? 
Cipriano Justo, in facebook link

Etiquetas: